Dia 30 de janeiro mais uma inovação no Departamento de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas da USP. O Professor Ricardo Bento, Professor Titular de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da USP, realizou as tres primeiras cirurgias do aparelho de audição implantável Maxum no Brasil.
O aparelho auditivo Maxum fabricado nos Estados Unidos pela Ototronix e já em uso aprovado pelo FDA, tem melhorado a qualidade da audição de centenas de pacientes que não se adaptam bem com aparelho de audição convencional.
Está indicado para perda auditiva neurossensorial pacientes com orelha média normal.
Chefiando a equipe de fonoaudiologia está a Fonoaudióloga Isabela Jardim, do Centro de Audiologia da Fundação Otorrinolaringologia e do Hospital das Clínicas da FMUSP. A atuação do Fonoaudiólogo no processo é fundamental, na indicação precisa do paciente que é candidato, no processo de moldagem do aparelho transdutor intracanal e no seguimento e adaptação e programação do aparelho após implantado. Isabela, realizou treinamento no Texas sobre o todo o processo.
O Professor Ricardo participou das pesquisas desse aparelho nos Estados Unidos e está realizando a pesquisa agora no Brasil aprovada pelo Ministério da Saúde (CONEP) e do Comitê de ética do HCFMUSP.
O aparelho é invisível e a cirurgia é de baixa complexidade podendo ser feita com anestesia local, ambulatorialmente. é implantada uma pequena bobina na bigorna do paciente e é moldado um pequeno aparelho magnético no canal do ouvido.
Assim que for aprovado pela ANVISA começarão os treinamentos para outros médicos brasileiros.
|