Comentários da Reunião Geral da Clínica ORL
19/05/2005
18 de maio - Dra. Cyntia Arrais
Agradecemos a excelente palestra da Dra. Cyntia Arrais. A Dra. Cyntia descreveu detalhadamente todas as etapas para a obtenção e armazenamento das células tronco, tanto embrionárias como as do adulto. O método de escolha em nosso hospital para obtenção das células tronco do adulto é através de coleta no sangue periférico. Tal coleta é realizada dias após a estimulação medicamentosa da medula óssea que, assim, libera para o sangue periférico uma grande quantidade de elementos sangüíneos, incluindo as células tronco. Durante a coleta, que costuma durar de 3 a 6 horas, o sangue do paciente é centrifugado e os elementos são separados em camadas, sendo a camada de linfócitos aquela que é coletada. Nesta camada são obtidas as células tronco, as quais expressam a proteína CD 34.

Embora existam várias hipóteses, o mecanismo da trans-diferenciação é o mais aceito para explicar a maneira pela qual a célula tronco se transforma no tecido em que ele entra em contato, possuindo, assim, a capacidade potencial de regeneração de qualquer tecido humano. Não se sabe a maneira pela qual estas células reconhecem os tecidos que necessitam de regeneração. Clinicamente, as células são injetadas nos vasos nutrientes do tecido que se pretende regenerar (como, por exemplo, nos traumas raquimedulares) ou dentro do próprio tecido (nos casos de regeneração de miocárdio). Também têm-se conduzido estudos para o uso deste método no tratamento de Síndrome de Parkinson. Na otorrinolaringologia, parece ser possível iniciar estudos na área de regeneração de células ciliadas e do nervo facial com as células tronco. A Dra. Cyntia lembra que é necessária extrema cautela na interpretação das notícias veiculadas na mídia sobre células tronco. Os estudos sobre regeneração tecidual com estas células são ainda bastante iniciais, embora sejam promissores. De qualquer maneira, o uso de células tronco marca uma nova fase na história da medicina: a medicina regenerativa.

Confira as reuniões de 2005

--------------------------------------------------
A Reunião Geral Semanal da Divisão de Clínica Otorrinolaringológica do Hospital das Clínicas da FMUSP ocorre sempre às 4as feiras, às 8:00h, no Anfiteatro da Otorrinolaringologia, sito à Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 255, 6o andar, sala 6002, prédio do Instituto Central do HC-FMUSP. Os trabalhos da reunião sempre se iniciam às 7:30h, com a apresentação e discussão de casos clínicos preparados pelos nossos médicos residentes sob supervisão dos preceptores da clínica. A coordenação da reunião é do Dr. Michel Burihan Cahali. A participação na reunião é aberta a todos os colegas. Engrandeça nossas discussões com a sua participação!


27/10/2023
CONFERÊNCIA MAGNA DE ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO DA DISCIPLINA DE ORL DA FMUSP DE 2023
29/06/2023
Nota de Falecimento
23/06/2023
Mais Um Mutirão de Implante Coclear no Hcfmusp
13/04/2023
Lançamento do Livro: Manual de Dissecção do Osso Temporal
12/04/2023
Otorrino Usp em 7º Lugar no Ranque Mundial Scimago Institutions Rankings
28/02/2023
Homenagem ao Prof. Edigar Rezende de Almeida
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
Outras notícias