Agradecemos a excelente aula do Prof. Dr. Roberto Eustáquio Santos Guimarães. O Prof. Roberto comentou sobre as diferentes classificações das fístulas liquóricas nasossinusais, salientando as características peculiares dos casos de fístulas espontâneas, as quais são mais freqüentes em mulheres obesas e de baixa estatura. Estes casos apresentam um resultado cirúrgico, no longo prazo, mais desfavorável em relação ao tratamento das fístulas não espontâneas. O grupo de pesquisas do Prof. Roberto, na Universidade Federal de Minas Gerais, tem conduzido investigações acerca da fisiopatologia deste tipo especial de fístula liquórica.
O Prof. Roberto também descreveu a trajetória que o levou a desenvolver o uso intratecal da fluoresceína em solução hipodensa (0,5ml de fluoresceína a 5% diluídos em 10ml de água destilada) para uma localização mais acelerada das fístulas durante as cirurgias. Ele finalizou mostrando sua casuística com mais de 80 casos operados, incluindo 20 crianças, com fístulas de várias etiologias, sendo 25% delas classificadas como espontâneas.
Confira as reuniões de 2005
--------------------------------------------------
A Reunião Geral Semanal da Divisão de Clínica Otorrinolaringológica do Hospital das Clínicas da FMUSP ocorre sempre às 4as feiras, às 8:00h, no Anfiteatro da Otorrinolaringologia, sito à Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 255, 6o andar, sala 6002, prédio do Instituto Central do HC-FMUSP. Os trabalhos da reunião sempre se iniciam às 7:30h, com a apresentação e discussão de casos clínicos preparados pelos nossos médicos residentes sob supervisão dos preceptores da clínica. A coordenação da reunião é do Dr. Michel Burihan Cahali. A participação na reunião é aberta a todos os colegas. Engrandeça nossas discussões com a sua participação!