Fundação Otorrinolaringologia inaugura mais uma regional do GAPZ - Grupo de Apoio a Pessoas com Zumbido.
No dia 1 de março, a cidade do Rio de Janeiro passou a contar com mais uma regional do GAPZ, serviço filantrópico da Fundação Otorrinolaringologia, funcionando no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (UFRJ). Essa regional é coordenada pela Dra. Patrícia Ciminelli, que inaugurou a programação com a palestra "Noções de anatomia do ouvido e repercussões do zumbido na vida do paciente".
A Dra. Patrícia recebeu treinamento prático intensivo durante o ano de 2006 para coordenar essa regional, que começou a funcionar com a presença de 93 inscritos logo na primeira reunião.
O GAPZ é um serviço voluntário de uma equipe multiprofissional composta por médicos otorrinos, fonoaudiólogos, psicólogos, dentistas e fisioterapeutas. Foi criado em 1999 pela Profa. Dra. Tanit Ganz Sanchez em São Paulo (no serviço do Prof. Aroldo Miniti, atualmente liderado pelo Prof. Ricardo Bento) e hoje já atua, nos mesmos moldes, nas cidades de Campinas (coordenado pela Profa. Dra. Luiza Endo e Dra. Raquel Mezzalira, no serviço do Prof. Silvio Marone), Curitiba (coordenado pela Dra. Rita Mendes, no serviço do Prof. Marcos Mocellin), Brasília (coordenado pela Dra. Alessandra Venosa, no serviço do Prof. Carlos de Oliveira), Salvador (coordenado pela Dra. Tatiana Lessa, no serviço do Prof. Hélio Lessa) e agora, no Rio de Janeiro, no serviço do Prof. Shiro Tomita.
|