Assessoria de Imprensa da Capes
Serão encerradas na próxima terça-feira, dia 15, as inscrições para participar do processo de seleção para o Programa de Doutorado Pleno nos Estados Unidos. O programa é uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) e a Comissão Fulbright. Os candidatos devem ser cidadãos brasileiros, com diploma de nível superior e desempenho acadêmico comprovado. As bolsas serão implementadas no segundo semestre de 2008.
“É provável que o número de inscrições seja menor neste ano, devido à exigência de que os candidatos comprovem, logo no início do processo seletivo, que realizaram o Telp (Test of English Language Proficiency), e receberam pontuação igual ou superior a 115 pontos,” informa a coordenadora de Candidaturas a Bolsas e Auxílios no Exterior (CCE/Capes), Cristina Tavares de Melo. Ela adianta que, além desse requisito, continua em vigor a necessidade de apresentar, até 1º de novembro, comprovantes da realização do TOEFL (Test of English as a Foreign Language), e do GRE (Graduate Records Examination) ou do GMAT (Graduate Management Admission Test).
Tutor – Outra novidade introduzida na edição 2007-2008 do Programa Capes-Fulbright é a obrigatoriedade de apresentação do nome de um professor ou pesquisador brasileiro, que possa atuar como tutor do doutorando. “O papel do tutor será servir como intermediário entre a Capes, e o bolsista, e com o orientador estrangeiro. Também será um importante contato para a reinserção do bolsista no meio acadêmico brasileiro, por ocasião de seu retorno ao Brasil,” salienta a coordenadora.
As bolsas têm duração inicial de doze meses, podendo ser renovadas, dependendo do desempenho do bolsista, desde que não ultrapassem o período total de 48 meses. Os selecionados terão direito a passagem aérea de ida e volta para o bolsista e um dependente; bolsa mensal; auxílio instalação; seguro saúde; além de pagamento de taxas escolares.
|