Agência FAPESP - Instituições brasileiras de ensino superior com cursos de pós-graduação recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) podem encaminhar, ao Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad), projetos de implantação de redes de cooperação acadêmica no país.
O objetivo do Procad, que receberá inscrições até 21 de dezembro, é fortalecer programas de pós-graduação por meio do apoio a projetos conjuntos de pesquisa, utilizando recursos humanos e de infra-estrutura disponíveis nas instituições de ensino superior. O valor total de cada projeto não poderá ultrapassar R$ 250 mil.
Os projetos serão apoiados por meio do financiamento de missões de estudo, missões de docência e pesquisa e estágio pós-doutoral. As missões devem ser planejadas para assegurar a implementação das ações de interação entre as equipes, consolidando as redes de cooperação.
As propostas submetidas ao programa de cooperação acadêmica da Capes devem ter coordenação geral exercida por um professor ou pesquisador pertencente ao quadro da instituição de ensino superior participante e que tenha reconhecida competência na área de aplicação do projeto.
Os projetos terão duração de quatro anos, com possibilidade de ampliação para cinco anos. Ao término de dois anos deverá ser apresentado o relatório consolidado das atividades realizadas.
Mais informações:
www.capes.gov.br