Fluxo de pacientes entre o ICHC (e outros institutos do HC) e o Instituto do Câncer (ICESP)
Pacientes com diagnóstico de câncer conhecido ou presumido que procuram o Instituto Central (ou outros institutos) do Hospital das Clínicas (ICHC) deverão ser transferidos para o ICESP, segundo algumas normas aqui estabelecidas, a depender do local de atendimento.
1- Pacientes que procuram o pronto-socorro do ICHC
a) Pacientes em condições clínicas que permitam consulta ambulatorial deverão ser orientados a procurar seus serviços de origem (ambulatório do HC ou outros locais de atendimento) para serem devidamente encaminhados para atendimento terciário conforme as normatizações de atendimento hierarquizado do SUS.
b) Pacientes sem boas condições clínicas e já com diagnóstico. O serviço de interconsulta da oncologia clínica deve ser chamado e, caso indicado, a transferência para o ICESP será providenciada, quer seja para o AR-ICESP ou para as enfermarias do ICESP
c) Pacientes sem boas condições clínicas e sem diagnóstico firmado. A equipe de oncologia deverá ser chamada e a transferência para a enfermaria de clínica geral do ICHC ou para enfermaria do ICESP será decidida. Nos casos em que se optar pela transferência para a enfermaria de clínica geral, o médico responsável pelas internações da clínica geral será contatado e esse autorizará a transferência, a depender da disponibilidade de vaga.
OBS: o Diretor do Serviço de Clínica Geral, Prof. Mílton de Arruda Martins está de acordo com esses fluxos.
d) Nos casos de pacientes cirúrgicos, as clínicas cirúrgicas responsáveis devem ser chamadas e seguido o fluxo de atendimento e transferência dessa clínica.
2-Pacientes internados nas enfermarias do ICHC
O serviço de interconsulta da oncologia clínica será acionado pela equipe cuidadora do paciente e o mesmo será transferido para as enfermarias do ICESP, conforme vagas disponíveis.
3- Pacientes atendidos nos ambulatórios do ICHC
Deverão ser encaminhados ao ICESP via pedido de consulta, conforme já é feito.
|