O Prof. Ricardo Bento (Professor Titular de Otorrinolaringologia da FMUSP) e a Dra. Leticia Baraky ganharam o primeiro lugar do concurso nacional INOVARE de projetos em saúde pública patrocinado pela Sanofi Aventis com o trabalho “PREVALÊNCIA DA SURDEZ INCAPACITANTE NO BRASIL”.
Concorrendo com outros 147 trabalhos inscritos o projeto foi escolhido pela Comissão Julgadora e por votação nacional.
O trabalho é o tema da tese de doutoramento do Programa de Pós-Graduação área de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da USP que está sendo desenvolvida pela Dra. Letícia Baraky, professora da Universidade de Juiz de Fora, sob orientação do Prof. Dr. Ricardo Bento, Professor Titular de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da USP e sob a co-orientação da Prof. Dra. Nadia Raposo epidemiologista da UFJF.
O trabalho faz um levantamento epidemiológico na região de Juiz de Fora, Minas Gerais desenhado pela equipe de epidemiologia da Universidade Federal de Juiz de Fora em mais de 1000 residências sorteadas, espelhando a população brasileira, com questionário, exame médico e audiológico.
O estudo foi financiado pela FAPESP (Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado de São Paulo).
A coleta de dados já terminou e em breve os dados serão divulgados. Além da prevalência outros dados importantes foram colhidos como a relação da perda auditiva com outras doenças crônicas como diabetes, hipertensão arterial e outras.
Dados epidemiológicos brasileiros em trabalhos bem desenhados do ponto de vista metodológico são extremamente importantes para municiar as autoridades de saúde no direcionamento das ações de saúde pública no Brasil.
Temos poucos trabalhos bem desenhados de prevalência e incidência de doenças no Brasil onde normalmente dados de outros países como Estados Unidos e países da Europa são utilizados.
Pela qualidade técnica deste projeto vários grupos em outras regiões do Brasil estão se unindo para coletar a prevalência da surdez usando este mesmo desenho epidemiológico e formarmos uma importante base de dados nacional.
|