A primeira cirurgia de implante auditivo de tronco cerebral (ABI. Auditory Brainstem Implant) no Brasil foi realizada pela equipe do Prof. Dr. Ricardo Bento em parceria com o Prof. Dr. Hitselberger e do Prof. Dr. Antonio De La Cruz, ambos do House Ear Institute, no dia 02 de setembro.
Bruno Tamassia portador de NF2 e presidente da Associação Brasileira de Neurofibromatose, recebeu um implante auditivo de tronco cerebral no mesmo tempo cirúrgico que a remoção do tumor.
No dia 07 de novembro foi ativado o processador de fala do implante de tronco, pela Fga. Dra. Valéria Goffi acompanhada pela Dra. Carolina Abdala, PhD, Principal Clinical Consultant da Cochlear Americas. O implante ativado permitirá que Bruno perceba os sons a sua volta e esteja inserido no mundo sonoro. Essa ativação foi feita em ambiente com monitorização cardíaca pelo risco de estimulação de regiões e de núcleos de pares cranianos vicinais ao núcleo coclear no tronco cerebral.
A ativação resultou em um sucesso, sendo para Bruno, que teve seu primeiro tumor operado aos 9 anos de idade, e tinha uma perda auditiva profunda bilateral após a remoção do segundo tumor, seu ´presente de aniversário, já que dia 07 ele completou 32 anos.
|