Nos próximos dias 2 e 3 de Dezembro ocorre, no Anfiteatro do Hospital das Clínicas da FMUSP o III Curso Avançado de Zumbido. Ministrado por profissionais asociados de diversas áreas como otorrinolaringologistas, dentistas e fisioterapeutas, o curso pretende que haja, além do embasamento teórico, troca de informações entre os participantes a respeito do tema.
CAUSAS E TRATAMENTO
Atualmente entre 15% e 17% da população mundial sofre com percepção de som sem origem no meio ambiente, o chamado zumbido. Gerado por um aumento dos estímulos elétricos no ouvido, o zumbido é na maioria das vezes associado a algum grau de perda auditiva. Quando as causas do zumbido – que podem ser as mais diversas possíveis como otites e infecções por exemplo – a solução é mais simples. Quando não o ideal é amenizar o ruído, minimizando seus efeitos na vida do paciente. Os atuais caminos adotados são medicamentos que atuam nos sintomas, diminuindo o ritmi dos impulsos da via auditiva ou terapia de habituação.
Segundo a Dra. Tanit Ganz Sanchez, organizadora do curso, “Quando o paciente faz associações negativas, o sistema límbico e o sistema nervoso autônomo também são ativados. Isso provoca uma percepção contínua do zumbido e gera um incômodo maior. Por isso, o aconselhamento terapêutico é tão importante”,
Com relação ao seu público, Sanchez afirma que “destina-se apenas a profissionais que já tem alguma experiência na condução desses pacientes, pois aborda temas bastante específicos”. Maiores informações podem ser obtidas na seção Cursos.
Clique aqui para maiores informações e inscrição on-line!