Aconteceu na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP) entre os dias 20 e 21 de Outubro encontro sobre Implante Coclear. No encontro foram discutidos diversos aspectos a respeito da técnica de provem som através de conversão de sons em corrente elétrica.
Entre os temas discutidos, está um convênio a ser firmado entre a PUCCAMP e a Faculdade de Medicina da USP. Segundo o Dr. Arthur Menino Castilho, do Hospital das Clínicas, o convênio “está se firmando. Existe um esboço do projeto”.
O convênio, segundo o Dr. Arthur, é interessante para as duas instituições. “Para a USP é interessante para difundir o Know-how em surdez e implante coclear. Para a PUC é interessante, pois poderão buscar esse conhecimento e não precisarão partir do início em suas pesquisas”.
A assinatura do convênio permitirá que a região de Campinas tenha mais um centro de estudos na área. Segundo o Sistema Único de Saúde, o SUS, é necessário ter esse tipo de centro a cada três milhões de habitantes por região. A Região Metropolitana de Campinas, com cerca de quatro milhões e habitantes, já possui um centro desses na Unicamp.
O que é o implante? – Implantes cocleares são aparelhos para prover sons a pacientes com surdez sensorial bilateral. Tais pacientes apresentam ausência de função da cóclea, transformando impulsos sonoros em correntes elétricas, que estimularão o nervo auditivo.
A recomendação do uso do implante coclear é variada, seguindo vários níveis como idade, tempo de surdez, entre outros.
O uso do implante coclear e outras informações a respeito de surdez podem ser obtidas em:
Info. Sobre Doenças - Implante Coclear
Autor: André Sobreiro