A mais importante e influente sociedade científica da Otorrinolaringologia Internacional, o Collegium ORL Amicitiae Sacrum (CORLAS), reuniu-se no final do mês de agosto em Roma - Itália para a sua 82a. edição.
Os professores Ricardo Bento, Chairman do Grupo Brasileiro, Marcelo Miguel Hueb e Sady Selaimen da Costa marcaram presença no evento representando a otorrinolaringologia brasileira na elaborada agenda científica e cultural deste prestigiado encontro apresentando seus trabalhos.
Na oportunidade, o Professor Richard Voegels após julgamento pelo Board científico do CORLAS foi aceito como membro!
A Disciplina de Otorrinolaringologia da FMUSP e a Fundação Otorrinolaringologia ficam extremamente orgulhosas por mais essa conquista do Prof. Voegels ao se juntar a esta grande rede acadêmica sem fronteiras.
Importante salientar que o ingresso ao Collegium é feito exclusivamente através da indicação dos novos candidatos pelos seus representantes nacionais após uma análise minuciosa da sua bagagem científica por um comitê independente e internacional. Neste processo, o Collegium aceita até 10 membros de cada país e, para tal, o postulante deve ter menos de 50 anos de idade e, como mencionado, demonstrar reconhecida capacidade técnico-científica. Até hoje somente 5 colegas brasileiros foram escolhidos para ingressaram no CORLAS. São membros Brasileiros os Profs. Ricardo Bento, Pedro Luís Mangabeira Albernaz, Maurício Malavasi Ganança, Marcelo Hueb e Sady Saleiman Costa.
O CORLAS foi fundado em oito de outubro de 1926 em Groningen na Holanda por dois reconhecidos cientistas ( C.E.Benjamin e A.de Kleyn) que, logo após aos horrores da primeira grande guerra, perceberam que o intercâmbio de informações médicas e a disseminação de conhecimentos científicos são missões superlativas e que transcendem a sectarismos político e furores nacionalistas.
Desde então, o CORLAS se reúne anualmente em diferentes países congregando pesquisadores e clínicos de destaque dos cinco continentes. Entre seus membros são encontrados expoentes antigos e atuais da otorrinolaringologia global que, com o seu trabalho, ajudaram na construção da nossa especialidade. Entre eles, encontrams vários laureados com prêmios importantes como o Prêmio Nobel de Medicina, Prof. George Von Bèsésy, com seus estudos da função auditiva, mais particularmente na descrição das ondas viajantes cocleares.
Mais informações deste encontro e sobre o Collegium poderão ser acessadas através do site www.corlas.org
|